ZOCCHIO
ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
Tutor:
MARILIA DE CARVALHO ALMEIDA
RA:
1144063
Aluno (a): JAYNE DE OLIVEIRA SIQUEIRA
Turma:
1401
Unidade:
UNIDADE 5
Zocchio (2002) descreve a segurança do trabalho como um conjunto de medidas indispensáveis para a execução de qualquer trabalho, tendo como principal finalidade prevenir acidentes e doenças ocupacionais nas atividades das empresas ou estabelecimentos. Tais medidas e ações são de caráter técnico, educacional, médico, psicológico e motivacional. Quando se fala em acidente tudo se origina do homem e do meio. Do homem, por meio de características que lhe são próprias, fatores hereditários, sociais e de educação prejudiciais quando falhos. Do meio, com os riscos que lhe são peculiares, ou que são criados ou requerem ações e medidas por parte do homem para que sejam controlados, e não se tornem em fontes de acidentes.
Para Zocchio por hereditariedade ou influência do meio social, o homem pode ter caracteres negativos de personalidade, de caráter e de educação. Destas características advêm falhas humanas, que tanto no trabalho administrativo quanto no braçal, dão origem aos dois principais elos da cadeia do acidente, atos inseguros e condições inseguras. Atos inseguros são praticados pelas pessoas no desempenho de suas funções, e condições inseguras, criadas ou mantidas pelos mais diversos motivos como situações do ambiente, porém existe falha humana em não entender que os trabalhos não deveriam ser executados em quaisquer condições que não fossem totalmente seguras para as pessoas.
Os acidentes do trabalho continuam elevados, apesar de haver uma maior conscientização e orientação, quanto ao investir na prevenção da segurança é de extrema importância, seja através do treinamento, formação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), fornecimento de Equipamento de proteção individual (EPI) e Equipamento Coletivo (EPC). É