Zinco
A sua concentração está na crosta terrestre em forma de metal brilhante, em temperatura ambiente, o mesmo é encontrado no estado sólido, ele pode ser combinado com outros elementos resultando em compostos tais como, os óxidos de zinco (znO) utilizado na industrias de cerâmica, borracha e tinta, sulfato de zinco (ZnSO4), utilizado nas industrias têxtil e em enriquecimento de solos, entre alguns produtos farmacêuticos como por exemplo: desodorantes, bloqueadores solares, tratamento de micoses entre outros.
Também utilizado em revestimentos de anti-corrusão para aço, processo conhecido como galvanização que repele os ataques atmosféricos é utilizado onde a corrosão é uma ameaça, em componentes de precisão como fundição sob pressão pelo seu alto teor de pureza, na indústria automobilística, baterias, produtos de latão como liga de zinco, arquitetura tais como revestimentos de telhados de casas, de edifícios, de indústrias, maçanetas, janelas, na fabricação de produtos de borracha tal como pneu.
Além do sua ampla utilização também é renovável na natureza, tem a função conservadora quando ligado com outros elementos metálicos, é sustentável pois é um material 100% reciclável com custo razoável e não agride o meio ambiente.
Entre os seis maiores produtores de zinco do mundo estão: 1° China, 2° Peru, 3° Austrália, 4° Índia, 5° Estados Unidos, 6° Canadá. O Brasil está no 12° lugar do ranking.
Bibliografia
Departamento Nacional de Produção Mineral http://www.dnpm.gov.br/dnpm/sumarios/zinco-sumario-mineral-2014 Companhia de Tecnologia de