Zeus o Deus do Olimpo
HISTÓRIA MITOLÓGICA
PROFª IRAÍDES
SÃO PAULO, 14 DE MAIO DE 2014
História Mitológica
Início de Zeus, o Deus do Olimpo.
Diz a mitologia que no começo do mundo havia apenas Cronos, sendo este o Deus do tempo e Réia, a deusa da terra. Como Cronos quer o poder somente para si, tem a ideia de matar o pai, porem carrega com ele o imenso medo que seus filhos façam o mesmo com ele. Como solução para este problema, passa a comer os filhos que têm junto à Réia.
Na ânsia por salvar um filho ao menos, Réia enrola uma pedra em um tecido, dando a impressão de ser o ultimo filho que veio ao mundo, e entrega esta pedra embrulhada para Cronos, que engole a pedra enrolada sem perceber que não é um de seus filhos legítimos.
Assim, Réia esconde um de seus filhos enviando- o para o bosque de Creta (Ilha Grega) e cria o mesmo longe do pai, de forma que esses dois não tenham contato.
Passados alguns anos, este filho escondido por Réia cresce e se torna Zeus, sendo adulto, descobre a história sobre seus irmãos, que foram engolidos por seu pai Cronos. Movido pelo Ódio, Zeus resolve fazer com que Cronos tome uma bebida mágica e restitua seus irmão engolidos antes.
Zeus é visto com bons olhos pelos irmãos; Deméter, Poseidon, Héstia e Hades, passando a ser o líder de todos. Com sinal de ódio maior, corta a genitália do pai, para que este não possa mais ter filhos legítimos, para que não precise mais devorá-los e joga o material cortado ao mar, desta união entre a genitália de Cronos e o Mar, nasce a deusa Vênus em uma concha.
Os irmão de Zeus vão até ele, e unidos derrotam o pai, comandando o Céu a Terra e os demais deuses.