Zeitgeist
É um documentário de Peter Joseph feito em 2007.
A espiritualidade é um termo que significa lidar com a intuição, na tradição teísta, há noção de apego a um conceito. Certo ato é considerado como não aceitável para um princípio divino, aceitável para o divino, qualquer coisa. Na tradição do não teísmo, no entanto é bastante direto que os casos da história não são particularmente importantes o que realmente é importante é o “aqui e o agora”.
Sentimo-nos ameaçados pelo “agora” e saltamos para o passado ou futuro. Esperamos pela morte. Isso é um problema. É o não confiar propriamente no “agora”, aquilo que vivemos agora possui muitas coisas poderosas. É tão poderosa que nós somos incapazes de enfrenta-los.
O documentário inicia com cenas de guerra e depois mostra o planeta, como se estivesse em guerra. Depois, cena da evolução até chegar ao homem, uma bíblia e uma bandeira dos Estados Unidos e o ataque de 11 de setembro e continua com cenas de guerra.
“Zeitgeist significa “Espírito do tempo” termo alemão que exprime o avanço intelectual e cultural do mundo numa época.”.
Parte 1 “A maior história contada”
Aborda muito a religião cristã e mostra que a história de Deus é igual ou muito parecida com a de outros deuses de outras civilizações.
No documentário diz que as instituições religiosas sempre estiveram na base de toda a porcaria deste mundo, que se preocupam apenas em controlar o mundo inteiro, diz que fomos desviados da verdadeira divina presença no universo a que o homem tem chamado de Deus. Não sabe quem é Deus, mas sabe que Deus não é o que as pessoas dizem. O campeão de todos os tempos no que diz respeito a falsas promessas e exageros é a religião, que nos convenceu que existe um homem no céu que criou dez mandamentos e que se não obedecermos ele vai nos mandar para um lugar e esse lugar existe muito sofrimento até a eternidade, mas esse homem nos ama, esse homem precisa de dinheiro, a religião trabalha com bilhões de dólares sem pagar nenhum