Zeitgeist do século xxi
Profº Diego Toloy
História da Psicologia
Alunas: Ana Carolina Naiara Peniel Sandy Mayra
Zeitgeist do século XXI
Vivemos em um mundo repleto e dominado por tecnologia, o que seria o Zeitgeist do século XXI, se não a mesma? Uma tecnologia bem elaborada, que com o passar do tempo invadiu as casas, os trabalhos, carros, enfim, nossas vidas. E sabemos que com o passar do tempo a tendência é aumentar, substituir o homem pela máquina e aperfeiçoar aquilo que já existe.
Imagine o mundo sem energia por um dia, um dia não, uma semana, e por conseqüência, sem celulares, sem computadores, notebooks, tablets, videogames, sem internet. Temos quase a certeza de que o mundo pararia certo? Agora, que o mundo se acostumou com o imediatismo, com o comodismo, com a facilidade que as coisas se tornaram, logo, com a tecnologia, seria no mínimo complicado conseguirmos sobrevier a esses “dias de terror”.
A tecnologia transformou a vida do ser humano de tal forma que o homem tornou-se bem mais sedentário, procurando substituir seu esforço físico por maneiras mais fácil de realizar suas tarefas. Antes de existir esse avanço tecnológico, as pessoas saiam mais de casa, faziam visitas umas as outras, resolviam seus problemas fora, hoje, uma conversa pode ser realizada por um vídeo conferencia, posso estar no Brasil e você na China, mas nos vemos como se estivéssemos lado a lado e os problemas, a maioria deles podem ser resolvidos através de computadores com acesso a internet.
Como tudo que existe no mundo, a tecnologia também tem seu lado bom e seu lado ruim, por exemplo, na educação, ela pode tanto atrapalhar quanto ajudar, mas para que ela possa nos ajudar a melhorar a qualidade da educação brasileira, precisamos inicialmente saber com o que estamos lidando, pois a mesma está cada vez mais presente no cotidiano social. Os recursos disponíveis podem ser usados em sala de aula e para isso o docente precisa acompanhar seus