yuy6ujyt
909 palavras
4 páginas
CURRÍCULO1. DEFINIÇÃO: Expressão latina significando curso de vida. Conjunto de indicações biográficas relativas ao nome, idade, estado civil, situação, estudos, diplomas, obras publicadas e outras atividades de um estudante, candidato a um cargo, exame, concurso, etc. Livro ou documento onde figuram essas indicações (Delta Larouse - 1972).
Resumindo: é o documento que fornece uma visão ampla e geral do requerente como indivíduo.
2 – OBJETIVO
Trata-se de um documento especialmente elaborado para apresentação pessoal de forma indireta. Tem como finalidade fornecer dados e informações pessoais quanto a escolaridade, experiência profissional e planos de trabalho.
3 - CAMPO DE APLICAÇÃO
Destina-se a apresentar dados e informações pessoais de forma sintética e ordenada, nos mais variados casos: solicitação de emprego, concessão de bolsas de auxílios, inscrição, auxílio a projetos etc.
Recomenda-se também a utilização deste documento em outras situações, como: trabalhos enviados a congressos, simpósios, colóquios para apresentação de conferencista, em atividades públicas para comprovar suas reais qualificações; em obras de caráter tecno-científico ou literário para se poder avaliar o autor.
4- TIPOS
Existem vários tipos de curriculum vitae. Os currículos de profissionais liberais merecem um cuidado todo especial na elaboração, tendo em vista que este tipo de profissional precisa mostrar desde o início sua capacidade para o que se propõe a fazer, (...) além de fugir muitas vezes a qualquer modelo padronizado de "curriculum", não sendo possível se estabelecer um modelo rígido que se aplique a todos os casos.
5- TEXTO
O curriculum vitae deve apresentar dados objetivos, isto é, deve ser livre de todo comentário pessoal ou de críticas e julgamentos de valores, quer sobre si próprio (o apresentante) quer sobre as pessoas com quem ele conviveu no ambiente de trabalho, e muito menos sobre a situação ou organização interna da empresa em que trabalhou.
Devem de