,ytre
Noção de integração económica
Consiste num processo de abolição das barreiras comerciais entre dois ou mais mercados nacionais (países), anteriormente separados e de dimensões unitárias consideradas pouco adequadas, unem-se para formar um só mercado, de dimensão mais adequada e com características próprias.
Vantagens da integração económica:
Uma maior eficiência na afetação dos recursos de cada economia;
Uma maior possibilidade de alcançar o pleno emprego dos fatores de produção;
Uma maior possibilidade de garantir o crescimento económico;
Um aumento da produção devido à divisão do trabalho e à especialização efetuada;
Uma maior circulação da inovação e dos avanços tecnológicos.
Integração económica formal: quando esta é definida formalmente através do estabelecimento de acordos entre dois ou mais países.
Integração económica informal: quando dois ou mais países estreitam as relações comerciais entre si, sem que tenha sido estabelecido qualquer acordo escrito entre as partes.
Formas de integração económica
Sistema de preferências aduaneiras: corresponde à forma mais simples de integração económica, em que dois ou mais países concedem apenas entre si um conjunto de vantagens aduaneiras, que não são extensíveis a países terceiros. (Commonwealth)
Zona de Comércio Livre: trata-se de um acordo em que os países membros decidem eliminar entre si todas as barreiras às trocas comerciais. No entanto, cada país mantém as suas próprias tarifas no que respeita ao comércio com países terceiros, ou seja, na Zona de Comércio Livre não há uma pauta exterior comum relativamente a países terceiros. (EFTA – European Free Trade Association e NAFTA – North Atlantic Free Trade Association)
União Aduaneira: nesta forma de integração, para além da abolição das barreiras aduaneiras e restrições quantitativas à transação de produtos no interior da área, como na Zona de Comércio Livre, os países membros ficam