you take my head
CURSO: FARMÁCIA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
SCHISTOSOMA MANSONI
Discente: Anianágela Tércia, Maria Danielle Almeida
Disciplina/semestre: Parasitologia 3º semestre
Docente: Romilson silva
SOBRAL-CE
NOVEMBRO 2014
INTRODUÇÃO
O schitosoma mansoni é o agente etiológico da doença barriga dagua,. Nesse grupo de parasitas a gente observa sexos separados, eles são parasitas dos vasos sanguíneos de mamíferos e aves. Quando se trata dos mamíferos principalmente o ser humano ele parasita os vasos mensentericos inferiores e com o passar do tempo se a pessoa for diagnosticada com equistossomose e não fizer o tratamento a pessoa tende a desenvolver o quadro de acide reações inflamatórias.
O ciclo é do tipo heteroxênico.O ovo do S. mansoni mede 150 micrômetros e é eliminado nas fezes do homem, sendo a forma diagnóstica de esquistossomose encontrada no Exame Parasitológico de Fezes. Eliminados e alcançando a água, os ovos eclodem originando miracídios , que medem 0,15 mm, e vão parasitar o hospedeiro intermediário: um caramujo do gênero Biomphalaria . No caramujo, o miracídio se desenvolve, dando origem a cercárias . Um miracídio pode dar origem a 100.000 cercárias. Na água, as cercárias parasitam o homem, penetrando-lhe a pele. Depois da penetração, as cercárias passam a se chamar esquistossômulos. Esses ganham a circulação venosa, chegam ao pulmão, coração, artérias mesentéricas e sistema porta. A maturação sexual ocorre nesse local após cerca de 30 dias da penetração, originado machos e fêmeas de 1 a 1.5 cm de comprimento. Há reprodução e ovipostura. Os ovos, após passarem da submucosa para a luz intestinal, são eliminados nas fezes.
O tempo entre a penetração cutânea e o aparecimento dos ovos nas fezes é de 3 a 4 semanas. Na fase aguda da infecção, ocorre a dermatite cercariana (inflamação aguda da pele no local da penetração da cercária). Na fase crônica,ocorre embolia pulmonar; hepatite