Yolo
Questões para análise
1. (Fuvest-SP) Quais as diferenças existentes entre células procariontes e eucariontes quanto a núcleo e citoplasma?
2. (Unicamp-AP) Imagine-se observando ao microscópio óptico comum dois cortes histológicos: um de fígado de rato e outro de folha de tomateiro. Cite duas estruturas celulares que permitiriam identificar o corte da folha do tomateiro.
3.(Fuvest-SP) Bacteriófagos foram tratados com fósforo de enxofre radioativos. Sabendo que o fósforo se incorpora ao DNA e que o enxofre se incorpora às proteínas virais, que tipo de radioatividade você espera encontrar no interior de uma célula hospedeira desses vírus? Por quê?
4. (UFG-GO) A maioria dos pesquisadores da área biológica considera complexa a tarefa de definir se os vírus são seres vivos ou seres não vivos. Apresente dois argumentos a favor e dois contra a inclusão dos vírus na categoria dos seres vivos.
Respostas
1. Quanto ao núcleo: eucariontes possuem material genético envolto pelo envelope nuclear. Nas células procariontes não existe envelope nuclear nem um núcleo propriamente dito.
Quanto ao citoplasma: os eucariontes apresentam organelas com membranas, como retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias e lisossomos.
Essas organelas estão ausentes nos procariontes.
2. Sendo de folhas, as células do tomateiro apresentam cloroplastos, identificáveis ao microscópio óptico comum. Além dessas estrutura, é fácil observar a parede de celulose (ou o vacúolo de sua célula). Essas estruturas não existem na célula animal.
3. Apenas a do fósforo, pois o bacteriófago só injeta o seu DNA.
4. Poderão ser escolhidos dois destes argumentos em cada opção:
A favor:
1. Os vírus apresentam autorreprodução, embora necessitem de célula hospedeira para se reproduzirem.
2. Eles apresentam capacidade de mutabilidade.
3. Apresentam capacidade de adaptação.
Contra:
1. São acelulares.
2.