xxxxx
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E. E. LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MULLER
Immanuel Kant
Gustavo de Sá
CUIABÁ/MT, NOVEMBRO DE 2014.
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
E. E. LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MULLER
Immanuel Kant
Trabalho teórico sobre Immanuel Kant na matéria de filosofia. Aluno Gustavo de Sá, estudante da Escola Liceu Cuiabano, 3° ano M, noturno, cursando o Ensino Médio sob orientação do professor Lionês.
CUIABÁ/MT, FEVEREIRO DE 2014.
Immanuel Kant é um dos filósofos mais estudados na modernidade, graças a sua tentativa de resolução entre o Racionalismo de Descartes e Leibniz e o Empirismo dos filósofos David Hume e John Locke; seus trabalhos são pilar e ponto de partida para a filosofia alemã moderna, com seguidores como Fichte, Hegel, Schelling e Schopenhauer. Immanuel Kant (Königsberg, Prússia, 22 de Abril de 1724 - Königsberg, 12 de Fevereiro de 1804), filósofo alemão. Fundador da filosofia crítica.
Kant nasceu, viveu e morreu em Konisberg, uma cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Filho de um comerciante de descendência escocesa. Recebeu uma educação pietista. Frequentou a Universidade como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor na Universidade de Konisberg.
A obra de Kant pode ser dividida em dois períodos fundamentais: o pré-crítico e o critico.
O primeiro (até 1770) corresponde à filosofia dogmática, influênciada por Leibniz e Wolf. Realiza importantes estudos na área das ciências naturais e da física de Newton. Entre as obras deste período, destaca-se a História Universal da Natureza e Teoria do Céu (1755), onde apresenta a célebre hipótese cosmológica da "nebulosa" para explicar a origem e evolução do nosso sistema solar. Mostra-se partidário da existência de vida em outros planetas, procura mostrar que Deus existe partindo da ordem e da beleza