xxxxx
Por Rob Allen, www.akrabat.com
Tradução: José Luciano Brandão Calazans Jr., luciano.calazans@gmail.com
Revisão do documento 1.5.2
Copyright © 2006, 2008
Este tutorial pretende dar uma introdução básica ao uso do Zend Framework através de uma aplicação baseada em bancos de dados.
NOTA: Este tutorial foi testado com a versão 1.5 do Zend Framework. Existe uma grande chance de ser compatível com versões posteriores da série 1.5.x, mas certamente não funcionará com versões anteriores a 1.5.
Arquitetura Model-View-Controller (Modelo-Visão-Controle)
A maneira tradicional de desenvolver uma aplicação PHP é fazer algo parecido com o seguinte:
Home Page
Através do tempo de vida de uma aplicação, uma aplicação escrita desta forma se torna passível de difícil manutenção conforme o cliente continue requisitando mudanças que são incluídas em diversos locais de seu código.
Um método que melhora a manutenção de uma aplicação é separar o código de um arquivo em três partes distintas (e normalmente arquivos separados):
Model
View
Controller
A parte de modelo de uma aplicação é a parte que se preocupa com os dados específicos a serem mostrados. No código de exemplo acima, é o conceito de “news”. Dessa forma, model é geralmente relacionado com a lógica de negócios de uma aplicação e administra o carregamento e o salvamento de dados em um banco de dados.
A view consiste em uma pequena parte da aplicação que é responsável em mostrar a informação ao usuário. Normalmente, é o HTML.
O controller amarra o view e o model para garantir que as informações corretas sejam mostradas na página.
O Zend Framework usa a arquitetura Model-View Controller (MVC). Isto é usado para separar as diferentes partes de sua aplicação para tornar o desenvolvimento e manutenção mais fácil.
Requisitos
O Zend Framework possui os seguintes requisitos:
• PHP 5.1.4 (ou superior)
• Um servidor web que suporte a