xxxx
O sistema de recompensa é um conjunto de fundamentos e orientações que a empresa decreta relativamente aos seus funcionários, no que diz respeito a retribuições, quer sejam de natureza material ou imaterial, em compensação do trabalho efetuado.
Este sistema deve: garantir a equidade interna; consentir a competência no mercado de trabalho, dando atenção à equidade externa; permitira individualização dos salários, utilizando fatores de mérito individual.
O sistema de recompensas está fortemente ligado a várias práticas de gestão de pessoas, não só rececionando a entrada de algumas delas, mas também valorizando esses “inputs” com práticas tais como a avaliação de desempenho.
7.1. Tipos de sistemas de recompensas
Os tipos de sistemas de recompensas derivam de vários fatores:
Categoria profissional
Os sistemas de recompensa efetuados com origem nesta categoria obedecem a instrumentos de regulação colética de trabalho sendo, maioritariamente, de natureza salarial de compensações acessórias fiscais.
Antiguidade
A antiguidade é um juízo muito utilizado nas empresas. Contudo gera problemas na iniquidade, pelo facto de não serem os colaboradores mais antigos a terem o melhor desempenho.
Níveis de responsabilidade
Tem como principal objetivo analisar o conteúdo das funções e junta-las no mesmo nível de responsabilidade.
Desempenho
O sistema de recompensas realizado com base no desempenho admite uma ligação do nível de responsabilidade com o nível de desempenho que o colaborador tem. Tendo em consideração dois funcionários com o mesmo nível de responsabilidade o que terá maior recompensa será o que demonstrar maior desempenho.
Potencial
O potencial dos colaboradores apresenta uma aposta na evolução pessoal e profissional dos mesmos, tendo em conta como critério fundamental a capacidade que o colaborador tem em se ambientar e desempenhar, de forma satisfatória, funções de nível de responsabilidade superior ao