xxx
Tipos de Mediação:
Satisfativa – ESCOLA DE HARVARD - A Escola de Harvard é uma referência em mediação. Nela foram elaborados conceitos e procedimentos fundamentais para qualquer tipo de mediação.
1- Posições e interesses Posições – atitudes polarizadas e explícitas dos mediandos Interesses contraditórios ou antagônicos, a serem identificados.
2- Técnicas de criação de opções – para a satisfação de interesses identificados
3- Necessidade de observação dos dados da realidade ou padrões éticos, técnicos,
4- Importância de separar o conflito subjetivo (relação interpessoal) do conflito objetivo (questões concretas).
MEDIAÇÃO CIRCULAR-NARRATIVA: Parte da importância da conversa como o aprendizado mais importante que praticamos.
Este é o modelo de mediação que agrega ao modelo satisfativo conceitos da teoria geral dos sistemas, da cibernética e da teoria da comunicação, entre outras teorias. Teoria geral dos sistemas – o sistema pode estabelecer uma relação de troca com o meio ambiente e vice-versa
Teoria da Cibernética – o foco está nas relações estabelecidas no sistema.
Teoria da Comunicação – efeitos, origem e fenômenos que ocorrem na comunicação
Aprendemos e desenvolvemos a arte de conversar com os outros. A mediação é um processo conversacional que ocorre a partir da comunicação A comunicação pode ser: analógica, não-verbal, digital e/ ou verbal.
A tarefa do mediador é desestabilizar as histórias e possibilitar que os mediandos construam novas histórias.
MEDIAÇÃO TRANSFORMATIVA:
Contribuição da Escola de Harvard quanto à compreensão da complexidade, instabilidade e intersubjetividade das relações. Contribuição da mediação sistêmica (perceber as relações como um processo de interdependência entre ações e reações) que teve seu maior desenvolvimento na mediação familiar.
Influência da Teoria da Comunicação, adotando técnicas para aperfeiçoar a escuta do mediador, sua investigação e reformulação da comunicação – uso questionamentos e paráfrases.