XX XX XX
Dr.Ismar
IsmarBarbosa
Barbosa
Médico
MédicoPatologista
PatologistaClínico
Clínico: :
Fatores
Os laboratórios conhecem os vários fatores ou condições não ligadas as patologias que podem afetar os resultados dos testes laboratoriais. Estes fatores incluem os efeitos potenciais das drogas, da função fisiológica de vários órgãos ou interferências com os métodos analíticos. Os testes laboratoriais Os testes laboratoriais podem prover informações bastante eficazes quanto ao estado de saúde de um paciente, muitas vezes de uma forma mais acurada e sensível do que ele próprio esteja conhecendo ou sentindo. Daí a importância que tem-se atribuído aos exames laboratoriais.
Os testes laboratoriais Conhecer as variáveis pré-analíticas do processo possibilita o laboratório estandardizar suas ações, permitindo entendê-las e, quando aplicável, informar ao médico assistente.
Os testes laboratoriais As variáveis pré-analíticas são agrupadas em três categorias:
Variáveis fisiológicas
Variáveis de coleta de espécime
Fatores de interferência
Variáveis fisiológicas Idade:
*A atividade da fase osteogênica promove aumento da fosfatase alcalina
* O aumento da idade diminui a massa muscular e, consequentemente, reduz o Clearence da
Creatinina, enquanto que em torno dos 80 anos pode surgir elevação do TSH, quando comparado com pacientes em idade média de 39 anos.
*Fenômeno oposto ocorre com o T3, com diminuição em torno de 11% com aumento da idade.
Variáveis fisiológicas Sexo:
*Elevação do colesterol-LDL ocorre com aumento da idade.
* Observa-se CK e CK-MB mais alto em pacientes do sexo masculino. As diferenças ocorrem, sobretudo, em função da massa muscular e diferenças endócrinas.
Variáveis fisiológicas Gravidez:
* O efeito dilucional promove alteração das proteínas plasmáticas. Com o aumento da filtração glomerular na gravidez, em torno de 25% com conseqüente aumento do Clearence da creatinina.
*