Xml - o que é, estrutura, aplicações
Gestão da Informação
Jéssica Pires de Freitas Teo Predebon Inke Universidade Federal de Ouro Preto DECEA / João Monlevade
Introdução
O que é XML?
(Extensible Markup Language = Linguagem de Marcação Extensível) O XML é uma especificação técnica desenvolvida pela W3C (World Wide Web Consortium - entidade responsável pela definição da área gráfica da internet), para superar as limitações do HTML, que é o padrão das páginas da Web. XML é uma linguagem de marcação (método usado para encapsular dados) utilizada para transporte, comunicação e armazenamento de dados.
Introdução
Onde Aplicar?
XML pode ser a solução para guardar dados de uma pesquisa no banco de dados, guardar dados simples como configurações de um software, guardar textos ou em qualquer situação onde precisamos guardar dados de forma bem estruturada .
Noções de HTML
Na internet atualmente quase todas as páginas se resumem em HTML (Hypertext Markup Language = Linguagem de marcação de hipertexto)
HTML é voltado para:
Estruturação de documentos, Apresentação visual de documentos em um navegador ("browser")
Comparações entre XML e HTML
HTML e XML são primos. Eles derivam da mesma inspiração. Ambos identificam elementos em uma página e ambos utilizam sintaxes similares.
A grande diferença entre HTML e XML é:
HTML descreve a aparência e as ações em uma página na rede . XML descreve o que cada trecho de dados é ou representa. Descreve o conteúdo do documento.
Comparações entre XML e HTML
Como o HTML, o XML também faz uso de tags, mas enquanto o HTML especifica cada sentido para as tags, o XML usa as tags somente para delimitar trechos de dados, e deixa a interpretação do dado a ser realizada completamente para a aplicação que o está lendo.
Ex: enquanto em um documento HTML uma tag indica um parágrafo, no XML essa tag pode indicar um preço, um parâmetro, uma pessoa, ou qualquer outra coisa que se possa imaginar, inclusive algo que não