XML RSS Webservice
Resumo: Este artigo visa mostrar uma panorâmica de assuntos relacionados a XML, RSS e Webservice. O XML tem como função estruturar, armazenar e transportar as informações já contidas no arquivo, pois sua função principal é transportar informação, e não "mostrar". Entretanto, o XML não serve apenas para páginas da Web, ele também é usado para o seguinte: Identificação de informações; Armazenamento de informações; Estrutura de informações; Publicação; Sistema de mensagens e transporte de dados; Serviços da Web. O RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS. E por fim Webservice Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML.
1 - INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta um estudo abordando temas como XML, RSS e Webservice desde seus surgimentos, funcionamentos e exemplos de códigos utilizados.
OBJETIVOS DO TRABALHO
Os objetivos do trabalho é apresentar um breve resumo dos conceitos de cada assunto de acordo com o contexto apresentado e analisado. Um exemplo é o XML que é a Linguagem de Marcação Extensível (XML), ela se sobressai das demais linguagens computacionais por ser uma ferramenta ilimitada e de uso geral, que pode ser usada para definir modos de descrever e capturar conteúdos de