Xintoísmo - festas locais
O xintoísmo como a maioria das outras religiões, possui uma grande variedade de costumes, propiciando ao seu povo vários motivos para celebrar, explicando a todos nós a grande quantidade de festas que eles realizam. Como base festiva, temos, o intercâmbio entre religião e estado civil, onde a maioria dessas festas são realizadas em feriados, durante todas as estações do ano. São divididas em dois tipos, em uma delas participam as camadas populares (população em geral) e a outra é de caráter mais familiar e pessoal.
A maioria dos ritos festivos são celebrados em santuários, como ritos próprios e modestos, sempre nos primeiros dias do mês, e também cerimônias de oferendas na parte da manhã.
Reisai
Em todos estes santuários, são realizadas festas para celebrar um data festiva, relacionadas ao “kami” ou ao seu templo. Todas as festas possuem alguns significados múltiplos, variando para cada data festiva. Algumas delas relacionadas a divindade do santuário e outras pelo simples dia de fundação deste santuário.
No decorrer da maioria das festas, sempre ocorre uma procissão dos “kami”, que recebem o nome de “shinkó-asi”, ou seja, Festa da Procissão dos Deuses. Os kami são incorporados a algum carro ou palanque, e assim são passeados pelas ruas. Dia este que reúne muita gente nas ruas, balançando galhos de árvore e outros objetos, deixando a festa mais animada e vistosa. Quando o “kami” faz uma parada para descansar, tem a finalidade de divertir e entreter a divindade, dispensando a sua proteção. A parte não mais interessante, mais talvez a mais divertida para nós, é a parte dos jogos, danças, com um significado especial para a relação entre o “kami” e os paroquianos.
Festas da