xilogravura
GRAVURAS E MATRIZES
Atividade da Disciplina de Gravura Tutora: Halima Alves De Lima Elusta
Regiane de Almeida Marchesim RA:1106221
1- INTRODUÇÂO
Este documento contem gravuras obtidas da internet. Gravuras de épocas diferentes, com técnicas diferentes, mas que correspondem a sua realidade e carregam a identidade dos artistas. Uma breve analise sobre as mesmas foi elaborada tentando contar um pouco de sua historia e seu propósito.
Figura 1: Auto Retrato de Dürer aos 13 anos.
Ano de1484, Renascimento.
Obra renascentista foi à primeira de uma série de auto-retratos realizados por Dürer. Tinha apenas 13 anos e foi feita em xilogravura, técnica que dominava facilmente devido sua experiência quando aprendiz na loja de seu pai. A paixão pelas artes fez com que um ano após abandonasse o legado familiar e partisse para se aperfeiçoar como artista e como tal se consagrar-se.
A sutileza dos traços, a precisão dos detalhes e o domínio de luz e sombra revelam seu futuro promissor como gravador. Artista precoce, menino, coloca-se facilmente entre os grandes mestres da renascença.
Dürer, Albrecht, 1484. Self-portrait at 13. Xilogravura.
Dimensão: 275 x 196 mm. Museu: Albertina, Vienna.1
Ano
Delacroix. Eugène. A Morte de Ophelia, 1843. Litografia, 181 x 255 cm. Museu Eugène Delacroix, Paris, França2.
Figura 3: O sono da razão produz monstros, Goya.
Ano 1799. Estilo Neoclassicismo.
Esta obra destaca-se entre as oitentas da série Los Caprichos. Nesta série, Goya “grita” os horrores da sociedade espanhola evidenciando a ignorância, a vulgaridade, a pobreza de espírito. A dor que sentia era a dor ia além das dores de sua doença era uma dor de um homem que amava sua terra, mas enxergava nela uma série de "hipocrisias consagradas pelo tempo".
Goya, Francisco, 1799. O sono da razão produz monstros.
Gravura em metal (água forte), 21,6 x 15,2 cm.3
Museum Of Fine Arts, Boston, USA.
Figura 4: Obra A casa dos Negros.