Xilema e Floema Primários
1. Apresente a composição dos tecidos vasculares e suas funções respectivas.
Xilema: Responsável pelo transporte de seiva bruta (elementos inorgânicos, tais como água, sais minerais). Também conhecido como lenho, encontra-se vinculado proximamente ao floema. Originado inicialmente do procâmbio e posteriormente, do câmbio vascular, é constituído pelos elementos traqueais, esclerênquima (seja em fibras ou esclereides, ou ambos, para sustentação) e parênquima (para sustentação e armazenamento). Desenvolve-se em protoxilema (elementos iniciais) e metaxilema (elementos tardios).
Floema: Também conhecido como líber, é responsável pelo transporte de seiva elaborada (solução aquosa de açúcares e aminoácidos, entre outros componentes orgânicos). Desenvolve-se primariamente a partir do procâmbio e posteriormente do câmbio vascular, assim como o xilema. Constituído de elementos crivados (de condução), células companheiras (que controlam os elementos crivados), esclerênquima (seja em esclereides ou fibras, para sustentação) e parênquima, para preenchimento e armazenamento. Assim como no xilema, seus elementos iniciais chamam-se protofloema e os tardios, metafloema.
2. Qual a origem do xilema primário e secundário?
O xilema primário tem origem no procâmbio (no meristema apical), enquanto o secundário tem origem no câmbio vascular.
3. Em quais órgãos encontramos o xilema e o floema?
Praticamente, em todos os órgãos da planta, já que são tecidos condutores. Ambos são encontrados nas raízes, no caule e na folha. Porém, há especificidades: nas raízes, há feixes condutores simples, ou seja, uma porção da raiz terá ou xilema ou floema, mas não ambos juntos. O caule terá xilema e floema juntos, estando o xilema na porção mais interna e o floema na mais externa, ambos lado a lado. Nas folhas, xilema e floema aparecem juntos, estando o xilema mais próximo à superfície adaxial e o floema junto à superfície abaxial.
4. Apresente a composição dos