xibar

862 palavras 4 páginas
Relatório de Ciências dos Materiais
Trabalho nº1 - Determinação de volumes

OBJETIVOS

1- Determinação de volumes de líquidos:
a) Identificar a precisão dos diferentes instrumentos disponíveis;
b) Trabalhar com instrumentos de diferentes graus de precisão;
c) Determinar corretamente a precisão da medição efetuada por comparação com o resultado da medição em instrumentos de diferentes graus de precisão.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho compreende a medição de um mesmo volume (50 ml) através dos instrumentos de medida acima referidos (proveta, bureta, balão volumétrico, pipeta de 50 ml e pipeta de 10 ml). Estes volumes serão, para cada medição, vazados num balão volumétrico, o qual será pesado antes e depois desta operação, com o objetivo de se determinar a massa de água medida. A precisão de cada instrumento de medição usado deverá ser anotada. Na pesagem da água, os diferentes erros de pesagem deverão ser discutidos e determinada a sua ordem de grandeza (evaporação da água e impulsão do ar). A medição de volume, realizada pelos diferentes instrumentos, deverá ser comparada com o método indireto de medição que é a pesagem e as diferenças entre os resultados discutidas.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1- Inicialmente pesámos 5 balões volumétricos e numerámo-los de 1 a 5.
2- De seguida, medimos 50ml de água destilada para cada um dos balões por cinco processos: - proveta de 50 ml; - bureta de 50 ml; - balão volumétrico de 50 ml; - pipeta de 50 ml; - pipeta de 10 ml;
3- Pesámos novamente os balões com a água para compararmos com a pesagem correspondente em balança analítica.
4- Foi-nos proposto o preenchimento de uma tabela para determinar alguns valores em relação ao volume e à massa dos balões, consoante os diferentes instrumentos.

Processo 1

Material: balão 1, proveta 50ml, balança analítica;
Reagente: água destilada;

Método:
1- Pesámos o balão 1 na balança analítica e registámos o valor da sua massa (g) [=

Relacionados

  • Odisséia dos ciganos
    50951 palavras | 204 páginas