Xenofobia
A xenofobia é uma ideologia que consiste na não-aceitação das identidades culturais que sejam diferentes da nossa própria. Ao contrário do racismo, a xenofobia prevê aceitar os estrangeiros e imigrantes, desde obedeçam à sua assimilação sociocultural.
Pode-se dizer que este tipo de discriminação tem por base vários preconceitos históricos, religiosos, culturais e nacionais, que levam o xenófobo a justificar a segregação entre diferentes grupos étnicos com o objectivo de não perder a própria identidade. Por outro lado, ainda se vem juntar um preconceito económico de acordo com o qual os imigrantes representam uma ameaça (concorrência) perante os recursos disponibilizados no seio de uma nação.
Por essa razão, a crise económica e social que sofreram muitos países em finais do século XX foi o ponto de partida para uma manifestação agressiva da xenofobia, que se viu reflectida desde cartazes e discursos a actos de violência de todo o tipo. Os meios de comunicação, por sua vez, tendem a colaborar com o desenvolvimento da xenofobia ao apresentarem os costumes e as culturas estrangeiras enquanto dimensões estranhas e alheias à identidade nacional.
Convém salientar que os antropólogos haviam alertado para a possibilidade de situações de xenofobia nos povos arcaicos, o que só vem mostrar que a xenofobia é um fenómeno que sempre esteve presente no comportamento