XDM e Design Thinking
22/01/2010 in Explicando
Deixando de lado mas não abandonando a metodologia D4S, abordarei um pouco mais sobre a XDM e a Design Thinking (amor a primeira lida, tenho de admitir!)
Para o desenvolvimento do meu projeto acabei utilizando duas metodologias, a XDM (eXtensible Design Methods) e a Design Thinking. A primeira foi desenvolvida por professores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) como dito anteriormente, e que propõe uma forma contemporânea para a concepção de artefatos aliada à cibercultura que “trata de uma nova relação entre as tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea” [LEMOS, 2006, p. 52]. Sendo organizado de acordo com os pontos a seguir:
1. Exploração do Problema
1.1 Definições das motivações iniciais
1.2 Estimativa de mercado
1.3 Comparação de similares
1.4 Evolução histórica
1.5 Analise de tendências
1.6 Pesquisa por imersão
1.7 Definição de Personas
2. Geração de alternativas
2.1 Brainstorming
2.2 Brainwriting
2.3 Analogias e metáforas
2.4 Caixa morfológica
3. Seleção de alternativa
3.1 Avaliação evolutiva
4. Avaliação de alternativas
4.1 Avaliação heurística
5. Métodos de descrição da solução
5.1 Casos de usos
5.2 Especificações técnicas para a produção
Na XDM existe a liberdade de se seguir a ordem mais adequada a cada projeto desenvolvido, oferecendo uma grande maleabilidade dentro da seqüência exposta.
Quanto ao Design Thinking, como TIM Brown da IDEO (empresa global de consultoria em design) escreveu em seu livro Design Thinking, “é uma disciplina que usa metodologia e a sensibilidade dos designers para unir as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável” e ainda ressalta que “o design é centrado no ser humano,… é compreender cultura e contexto”, nem gosto ;)
Suas etapas também são flexíveis como a XDM, como especificadas logo abaixo:
1. Entender
Os estudantes imergem em pesquisas e falam com profissionais mais experientes, objetivando