Xdebug
Caroline Waschburger e Miguel Ecar
Resumo: Visando a prevenção e tratamento de erros e exceções, hoje se encontram disponíveis diversas ferramentas que auxiliam em um processo conhecido como depuração. Neste artigo iremos abordar temas relacionados à depuração (debugging), linguagem de programação PHP, e ferramentas que auxiliam a depuração nesta linguagem, especificamente uma ferramenta chamada Xdebug.
Palavras chave: Xdebug; PHP; depuração.
1. Introdução
A maior dificuldade no processo de criação de software é talvez a prevenção de erros, falhas ou exceções. Com o objetivo de antecipar esse tipo de situação e com isso garantir um melhor desempenho do software que teve inicio investimentos em ferramentas de depuração, que é um processo de encontrar e reduzir esses tipos de erros em um software.
2. A linguagem de programação PHP.
A linguagem de programação PHP permite criar paginas da WEB de forma dinâmica, que interagem com o usuário através de formulários, parâmetros de URL, e links. Tem como umas das principais características o fato de entregar ao usuário um HTML puro, o usuário não recebe nenhuma parte do código em PHP, o que é muito significativo quando se esta lidando com criptografia, senhas, autenticação de usuário, ou algum outro tipo de informação sigilosa.
3. O Xdebug. O Xdebug é uma Ferramenta auxiliar da linguagem PHP, que dentre as suas funcionalidades, oferece recursos de debug, profiling, e trace. Utilizamos Xdebug 2.0, para a versão do PHP 5.2, juntamente com o Wamp Server, que proporciona um ambiente conjunto de Apache, MySQL e PHP. Assim que instalado, o Xdebug deve ser copiado para o diretório wamp\php\php5.2.5\ext.
Para configurar, primeiramente edita-se arquivo “php.ini” acrescentado a linha: Zend_extension_ts=”<caminho_do_Wamp Server>Bin\php\php5.2.5\ext\php_xdebug-2.0.3-5.2.5.dll”
Reinicia-se o Wamp Server e como teste digita-se localhost\phpinfo.php no navegador web.