xbox
A história do Xbox começa em 1998, com a equipe de um software chamado DirectX, dentro da Microsoft. Os desenvolvedores da API Kevin Bachus, Seamus Blackley e Ted Hase se reuniram com o líder do DirectX, Otto Berkes, para desenvolver um protótipo de videogame. Era uma época de mudanças dentro da Microsoft, envolvendo grandes executivos e a empresa em si.
No mesmo ano, o CEO Bill Gates enfrentava processos por formação de monopólio no mercado de software nos Estados Unidos. Seu Windows havia dominado mais de 90% das vendas de programas para PCs e nenhum concorrente conseguia uma fatia significativa. Mesmo com tamanho sucesso, Gates tomou uma decisão inusitada e deixou o cargo de presidente da Microsoft em agosto de 1998.
Em seu lugar, entrou o administrador da empresa Steve Ballmer, que Gates contratou em 1980 e que estudou em Harvard e Stanford. Ballmer, com seu temperamento explosivo e caricato, provocou uma mudança na Microsoft, ao seguir em frente com o projeto Xbox da empresa. Mesmo com essa transformação, de uma corporação especializada em programas de computador para uma fabricante de jogos, Bill Gates continuou no conselho de executivos que comanda uma das mais importantes empresas tecnológicas do mundo.
O videogame desenvolvido pelo time da DirectX iria se chamar, inspirado no nome da API DirectX Box. A ideia era de Ed Fries. O nome, no entanto, foi encurtado para Xbox, o que causou o descontentamento da equipe de marketing, que chegou a fazer uma lista de nomes que eles consideravam mais populares. Mesmo com várias sugestões, o nome Xbox pegou e permaneceu até hoje, com fácil aceitação do público.
Lançado na América do Norte no dia 15 de novembro de 2001, o Xbox só chegou no Japão em 22 de fevereiro de 2002 e no resto do mundo em 14 de março de 2002. Foi o primeiro console vendido por uma empresa americana no novo século, após a descontinuação do Jaguar da Atari, em 96.
Com 64 MB de RAM e espaço interno entre 8 e 10 GB, o console queria