Xantinas
Farmácia, 8 ºSemestre
Introdução
“As Xantinas são estimulantes psíquicos do
Sistema Nervoso Central (SNC). Elas são úteis para elevar ou melhorar a disposição mental . Elas estimulam o córtex cerebral e os centros medulares, entre outros.”
Andrejus Korolkovas, Joseph H. Burckhalter, Química
Farmacêutica
Xantinas empregadas na medicina As metilxantinas mais empregadas na medicina são: cafeína, teofilina e teobromina. Elas são consumidas principalmente na forma de infusões: café, chá, cola, ervamate, guaraná e cacau, com o intuito de aumentar a disposição mental e diminuir o sono.
Cafeína
É um pó branco e brilhante. Pouco solúvel em água. O efeito da cafeína sobre o sistema nervoso central é reduzir o cansaço, melhora a concentração.
Alteração molecular: Inclusão do grupo metil nos carbonos 1, 3 e 7.
Efeitos da introdução de grupos metila no metabolismo
Aumento
da lipofilia
Aumento da taxa de metabolismo por oxidação do CH3→COOH
Aumento da taxa de metabolismo por transferência do grupo metila para outro composto
Redução da taxa de metabolismo
Cafeína
Teofilina
É
um pó branco, inodoro, possui sabor amargo, pouco solúvel em água fria, porém muito solúvel em água quente. Possui efeitos diuréticos isolados ou em associações com diuréticos organomercurais.
Alteração molecular: Inclusão do grupo metil nos carbonos 1 e 3.
Teofilina
Teobromina
Mesmo que a teobromina e a cafeína sejam semelhantes, a teobromina tem menos impacto no sistema nervoso central. Ainda que a teobromina não seja uma substância viciante, foi apontada como causadora do vício por chocolate.
Alteração molecular: Inclusão do grupo metil nos carbonos 1e 7.
Teobromina
O chocolate é considerado afrodisíaco, pois seus efeitos incluem os efeitos estimulativos da teobromina: prazer induzido pelo hipotálamo, como o efeito da doçura de chocolate e