Xamanismo
Departamento de Psicologia
Teologia e Ciências da Vida
Pequeno Estudo Sobre o Xamanismo
Aline Dias Martins
Evelyn Fernandes Nunes
Gleyson Santos de Oliveira
Karla Georgia Espínola
Laura Gomes
Paula Daiana Viana
Prof. Deusilene Leão
Dezembro de 2012
Goiânia – Goiás
Sumário
Resumo 3
Xamanismo 4
Principais Crenças 7
Entrevista 10
Considerações Finais 15
Referências 17
Resumo
O xamanismo é considerado a primeira forma de religiosidade, podendo ser compreendido como um conjunto de práticas muito antigas que tem como objetivos principais a cura do indivíduo, o autoconhecimento e a proteção da comunidade. O xamã é um educador espiritual, escolhido por vocação espontânea, transmissão hereditária da profissão xamânica ou por decisão pessoal. É reconhecido pela expansão da sua consciência durante as práticas xamânicas. O presente trabalho trata-se de um pequeno estudo de campo sobre o xamanismo e sua prática envolvendo um grupo de acadêmicos de Psicologia e a xamã Patrícia, que culminou em um grande encontro de aprendizagens.
Xamanismo
O xamanismo é considerado a primeira forma de religiosidade, podendo ser compreendido como um conjunto de práticas muito antigas que tem três objetivos principais: a cura do indivíduo, o autoconhecimento e a proteção da comunidade( Dallagnolo,2005)
O xamanismo não está ligado a nenhum templo ou igreja mundial que o represente. O conhecimento é passado de iniciado a iniciado, pois sua tradição é de transmissão oral e analógica. O templo é onde o xamã está. (Freitas, 2007).
As raízes do xamanismo são arcaicas, e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana. As origens do