xadrez
1º Rafael Leitão
Rafael Duailibe Leitão (São Luís, 28 de dezembro de 1979) é um enxadrista e pentacampeão brasileiro, detendo os títulos de Grande Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE e pela ICCF. Com o incentivo do pai, começou a jogar xadrez com seis anos de idade. Aos nove anos conquistou seu primeiro titulo o de campeão brasileiro mirim (sub10).
Aos 15 anos alcançou o título de Mestre Internacional. Em 1998 conquistou o título de Grande Mestre. Defendeu o Brasil nas Olimpíadas do Xadrez de 1996 em Yerevan (Armênia) e 2000 em Istanbul (Turquia). Participou de três campeonatos mundiais da FIDE (Las Vegas, 1999; Nova Delhi, 2000 e Síria, 2004), classificando-se em Nova Delhi entre os 16 melhores do mundo. Em 2011, tornou-se pentacampeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), título conquistado no 78º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez realizado em Campinas.
É o único brasileiro a deter três títulos de campeão mundial pela FIDE: sub-8, sub-12 (compartido) e sub-18. A conquista do título sub-18 representou um importante marco na história do Xadrez brasileiro, devido ao altíssimo nível da competição. Em janeiro de 2012 atingiu o rating de 2640, o mais alto de sua carreira. Tem como treinador o Grande Mestre Gilberto Milos. Em 2012, após a conquista do terceiro lugar no Mundial de Xadrez Epistolar, a Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF) homologou Leitão como Grande Mestre da categoria postal.
2º Giovanni Vescovi
Giovanni Portilho Vescovi (Porto Alegre, 14 de junho de 1978) é um enxadrista brasileiro, detendo o título de Grande Mestre Internacional, desde 1998. Começou a jogar xadrez com três anos de idade. Em 1987, tornou-se Vice-Campeão Mundial Mirim, primeiro brasileiro a conquistar este título, e iniciou sua extensa série de conquistas. Com jogo arrojado e criativo, produziu algumas das mais belas partidas do xadrez brasileiro e teve várias combinações publicadas no