Www
Título do Trabalho: “Análise da Integração Entre a Estrutura Organizacional de Comércio Eletrônico e a Estrutura Tradicional”
Autores:
Adalton M. Ozaki
Mestrando – FEA-USP
E-mail: adoz@uol.com.br
Eduardo Vasconcellos
Professor Titular – FEA-USP
E-mail: epgdvasc@usp.br
Análise da Integração Entre a Estrutura Organizacional de Comércio Eletrônico e a Estrutura Tradicional
Resumo
A Internet está trazendo grande impacto para os negócios. Sem respaldo teórico, as empresas estão estruturando suas unidades de comércio eletrônico (CE) – também chamadas de unidades “.com” ou virtuais – com base na experiência e intuição de seus executivos.
Este trabalho é dirigido para empresas tradicionais que realizam atividades de CE. Um dos fatores importantes para o sucesso da operação de CE é o quanto ela está adequadamente integrada à estrutura da empresa “tradicional”. Se o grau de integração for excessivo, a nova unidade não terá a autonomia necessária para cumprir sua função. Se, por outro lado, o nível de integração for insuficiente, podem ocorrer duplicações e outras ineficiências, aumentando custos, reduzindo o grau de sinergia e prejudicando o desempenho da nova unidade.
Realizamos um estudo de casos múltiplos, procurando compreender como empresas tradicionais estruturaram sua operação de vendas pela Internet. Como resultado de nossas análises, propomos um modelo de análise da integração entre a operação de comércio eletrônico e a estrutura “tradicional”.
1. Introdução
A utilização estratégica da Internet pelas empresas para prática de negócios eletrônicos (NE) é cada vez mais importante em vários setores da economia.
Segundo Kalakota & Robinson (2002) “o e-business é uma fusão complexa de processos comerciais, aplicações empresariais e estrutura organizacional necessária para criar um modelo de negócios de alto desempenho. ... sem a transição para o e-business, o e-commerce não pode ser executado de forma