Wtst
Adolescência, ética e cidadania
Maio-2012
Macapá-AP
Colégio Santa Bartolomea Capitanio
Adolescência, ética e cidadania
Aluno: Gabriel Monteiro Langbecker 1ªano Turma B
Professor: Giovanni Romelli
Maio-2012
Macapá-AP
O que é ética ?
A ética pode ser reconhecida como a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para coma sociedade. A ética fala de costumes, comportamentos, que se tornam normativos para determinado grupo social, procurando conferir-lhes um caráter racional e universal que ultrapassa a arbitrariedade dos indivíduos. Já a cidadania fala de cidade, de civilização, de conduta no mundo das relações sociais e de políticas que edificam seu nicho ecológico-social de inserção.
Falar de ética e cidadania, desde a antiga Grécia, é falar de adolescência, pois então, o adolescente era reconhecido como “aquele que se elevou” para se tornar cidadão e cumprir os costumes dos adultos. Hoje, mais do que nunca, é reconhecida a importância do período da adolescência na construção do sujeito definitivo, sendo suas vivências e valores determinantes do comportamento do ser humano na fase adulta.
Formação Moral E Ética Dos Alunos-Cidadãos
Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública - o que demanda a consciência de realidades, conflitos e interesses individuais e sociais, o conhecimento de mecanismos de controle e defesa de direitos e a noção dos limites e das possibilidades de ações individuais e coletivas.
Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar normas, valores e atitudes passíveis de (re)organizar as relações para uma convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar nas ações cotidianas e