wsdad

1710 palavras 7 páginas
Equation Chapter 1 Section 1

Estudo de microondas I
DEFI-NRM-3016
Autor: Departamento de Física

ISEP-DFI-MOD010v00

Estudo de micro-ondas I

DEFI-NRM-3016
Versão: 04
Data: 10/10/2011

Objetivos

• Verificar a polarização da radiação;
• Medir comprimento de onda;
• Medir a difracção da radiação por arestas/objectos.

;

Introdução
Sempre que cargas eléctricas são aceleradas, verifica-se a geração de ondas electromagnéticas. As ondas electromagnéticas são identificadas como sendo campos eléctricos e campos magnéticos, variáveis no tempo e acoplados entre si, que se propagam no vazio ou através de materiais dieléctricos.
São ondas transversais, para as quais a direcção de propagação (Z), o campo eléctrico, E; e o campo magnético, B, têm direcções perpendiculares entre si.
Y
E

X

B
Z

Direcção de propagação Figura 1 – Representação das direcções que caracterizam a radiação electromagnética.

A sua gama de frequências é bastante alargada. A designação de micro-onda é atribuída às ondas electromagnéticas cuja frequência se situa no intervalo das dezenas de MHz até aos THz. A estas frequências correspondem comprimentos de onda de dezenas de metros até décimas de milímetro, respectivamente (Figura 2).
POLARIZAÇÃO
A radiação electromagnética é, em geral, não polarizada. Isto significa que o campo eléctrico e o campo magnético, para além de serem perpendiculares entre si, podem variar aleatoriamente em qualquer direcção. A radiação torna-se polarizada se atravessar um meio que privilegie a perturbação numa determinada direcção, simplesmente anulando a radiação com variação do campo eléctrico nas restantes direcções.
Assim, quando o campo eléctrico de radiação electromagnética, polarizada verticalmente, incide numa barra metálica vertical, provoca a aceleração dos electrões livres do metal, nessa mesma direcção,

ISEP-DFI-MOD010v00

1 /14

gerando uma corrente eléctrica variável no tempo, que se pode medir. Desta

Relacionados