Wozoco Apresentacao
Habitação para idosos.
História.
Com a proposta de projetar um prédio para habitação de idosos, o grupo holandês MVRDV não apenas projeta, mas surpreende com o projeto do edifício Wozoco.
Limitado pela normativa urbanística local, que garante que a luz natural ilumine adequadamente os edifícios ao seu redor, os 100 apartamentos que foram estipulados para a construção, não caberiam em um único bloco, pois infringiria as normas.
Estudando a topografia local, deduziram que o limite do bloco que seria construído, seria de apenas 87 apartamentos, faltando 13 para cumprir com o pedido, a partir daí, a hipótese de verticalizar mais pavimentos foi ignorada.
A solução encontrada, foi anexar os 13 apartamentos restantes no bloco central, sem que eles tocassem ao chão, ou seja, suspender os apartamentos em forma de balanço.
Características do projeto.
Embora sua forma seja simples, formada de linhas retas e ordenadas, a principal característica do edifício é o impacto que causa para o observador.
O intuito dos enormes apartamentos em balanço, não foi de chamar a atenção para o edifício, pelo contrario, foi a solução que o grupo de arquitetos encontrou para tais dificuldades contextuais.
A sua composição informal evita a repetição, nas sacadas com suas devidas dimensões, suas janelas com tamanhos alternados, seus materiais aplicados. Seu jogo de cheios e vazios, juntamente com seu colorido, tira a monotonia do que seria uma moradia para idosos.
Conforto.
O bloco principal e os suspensos, contem 8 centímetros a mais de espessura em suas paredes para o devido isolamento térmico/acústico, além do revestimento em madeira dos blocos suspensos, auxiliando ainda mais nesse isolamento.
A circulação horizontal se encontra na fachada norte do prédio, onde contem corredores em todos os pavimentos, revestidos por apenas uma cortina de vidro, com aberturas aleatórias, proporcionando ótima ventilação, alem das sensações proporcionadas pelas diferentes