Works
O edifício é em betão armado protegido na envolvente exterior das variações térmicas.
É constituído por lajes maciças de betão, apoiadas em paredes, igualmente de betão armado e, eventualmente em pilares e vigas, convenientemente dispostas nas duas direções, de forma a garantir adequada resistência às ações horizontais.
A fundação do edifício, devido á má qualidade do solo, é indireta, a cerca de 10 metros de profundidade em relação á cota da cave.
De acordo com o Relatório das Sondagens que foram efetuadas verifica-se que á profundidade de implantação da cave do edifício o terreno é constituído por aterros heterogéneos com fraca capacidade de carga.
A profundidade a que se encontra o terreno com capacidade de fundação por poços é de cerca de 6 m inferior á cota de fundação da cave o que nos levou a considerar a solução de fundações indiretas, por intermédio de microestacas TIPO IV , a uma profundidade cerca de 10 m inferior á cota de implantação da base do edifício .
O projecto da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, orçado em 400 mil contos (dois milhões de euros), prevê a construção de dois edifícios interligados na cave.
Um dos edifícios será a residência do realizador e outro para acolher e mostrar ao público todo o seu espólio. O segundo edifício terá áreas para exposições e exibições de cinema, salas de reuniões e debates e biblioteca.
O projecto, que inclui o arranjo paisagístico da área envolvente, será executado pela empresa municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP) até Novembro de 2002.
A Casa do Cinema Manoel Oliveira é fruto de um projecto do
Arquitecto Eduardo Souto Moura.
É constituída por duas casas, uma geminada e integrada numa banda contínua, para servir de residência a Manoel de Oliveira e