workflow
2.1 Conceituando
Hoje a gestão de Fluxo de trabalho é utilizado de forma abundante no mercado, seja para um software grande e robusto quanto para um pequeno empreendimento, analisar e coordenar os processos e as pessoas envolvidas nestes processos é essencial ao crescimento de uma empresa ou projeto. Independente da forma como será realizado, qualquer projeto deve ser cuidadosamente estudado, planejado e até mesmo avaliado, para oferecer um resultado satisfatório e eficiente.
Será apresentado um meio que se torna cada dia mais comum na gestão de projetos, o Workflow que é um meio de gerenciar processos e pessoas de forma eficaz e organizada. Segundo a wfmc 19/11/98 (www.wfmc.org/standards/docs/tc003v11.pdf), o Workflow ou Fluxo de Trabalho está preocupado com a automatização dos procedimentos onde documentos, informações ou tarefas são passadas entre os participantes de acordo com um conjunto definido de regras para alcançar, ou contribuir para uma meta global de negócios. Enquanto o fluxo de trabalho pode ser manualmente organizado, na prática, a maior parte do fluxo de trabalho é normalmente organizada no âmbito do contexto de um sistema de TI para fornecer suporte informatizado de automação processual e é a esta área que o trabalho da Coalizão é dirigido, isso quer dizer que, o WorkFlow, é uma maneira de organização dirigida por uma serie de passos e ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento de um processo ou serviço.
O workflow está diretamente associado com a Automação de processos facilitando a gestão dos recursos envolvidos, para que isso ocorra de forma eficaz, foi criada em 1993 a Workflow Management Coalition (WFMC), um conjunto de universidades e empresas para que houvesse uma normatização do instrumento, a fim de desenvolver padrões relacionados aos processos, passar as informações e treinamentos ao mercado. O trabalho inicial da coalizão voltada para a publicação do Modelo de Referência e Glossário, a definição de uma