Word
Aluno: Vinicius Eduardo de Almeida Nogueira
Disciplina: Sociologia
Ano: 2º 1
Reforma Protestante
Joinville 17/04/2013
Reforma Protestante A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início doséculo XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro contra a doutrina que a igreja Católica pregava que estava propondo uma reforma no catolicismo.
Martinho Lutero teve o apoio de diversos religiosos e governantes europeus assim, provocando uma revolução religiosa.A igreja católica então criou o movimento da Contra-Reforma.
Na idade média a igreja Católica adquiriu mais poder, teve interferências nas decisões políticas.Ela começou a se distanciar de seus ensinamentos e estava entrando numa contradição. A igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.Mais fatos para a ocorrência das reformas foi que a igreja condenava acumulação de capitais então a burguesia precisava de uma religião que a redimisse dos pecados do acumulo de dinheiro,assim tinha certeza de que o sistema feudalista estava dando lugar as monarquias nacionais que começaram a ir na população o sentimento de crença e colocaram a nação Oe o rei acima dos poderes da Igreja ou seja, do clero.Martinho Lutero, provocou a Reforma Protestante ao discordar publicamente da prática de venda de indulgências peo Papa Leão X.
O Papa decidiu vender o perdão dos pecados aos cristãos, Martinho foi contra isso e revolucionou um protesto na frente da igreja. Então, enquanto Lutero era acolhido por seu protetor, vários nobres alemães se aproveitaram da situação como uma oportunidade para tomar os bens da igreja.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante