Word
A ECONOMIA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENSINO TÉCNICO
NATAL/2012
A ECONOMIA NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ENSINO TÉCNICO
NATAL (2012)
INTRODUÇÃO
Durante algumas décadas, a construção civil investiu em tecnologia e no desenvolvimento, mas esqueceu de colocar seus esforços e investimentos na qualificação da mão-de-obra. Esta ficou limitada a poucas instituições que mantiveram treinamentos nesta área.
Com a concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade de se tornar cada vez mais competitiva para atender as novas demandas da indústria da construção civil, contar com uma mão-de-obra representa um diferencial significativo para que as empresas consigam encontrar a melhor forma de conviver com o mercado atual.
A demanda de obras pesadas e de edificações continua sendo um dos principais vetores de crescimento da economia brasileira. O efeito negativo da crise internacional que interrompeu o ciclo de crescimento da Construção Civil já foi plenamente absorvido pelo segmento.
OBJETIVO
Geral
Este relatório tem por objetivo tratar da ECONOMIA no setor de edificações brasileiro considerando o contexto de crise internacional.
Específicos
O relatório se encontra dividido em três seções. A primeira traz, em grandes linhas, o ajuste que está ocorrendo entre as empresas produtoras. A segunda enumera as principais medidas governamentais que procuraram suavizar o processo de desaceleração dos negócios e a consolidação do setor, que já era prevista. Por fim, a terceira seção faz algumas considerações sobre as condições da demanda.
DESENVOLVIMENTO
Materiais e Métodos
Os primeiros problemas da construção brasileira se manifestaram no âmbito das próprias construtoras e incorporadoras. Desta forma iniciou-se uma grande procura por terrenos para suportar o crescimento que se projetava para os negócios.
Para algumas construtoras, que já vinham enfrentando pressão de custos decorrente tanto do