WMS
Os sistemas WMS são responsáveis pelo gerenciamento da operação. Sua utilização está restrita a decisões como: definição de rotas, definição de endereçamento dos produtos entre outras. (SILVA 2013).
O gerenciamento de depósitos e armazéns, ou WMS, como é conhecido no mercado, agiliza o fluxo de informações dentro de uma instalação de armazenagem, melhorando a operacionalidade da armazenagem e promovendo a otimização do processo, pelo gerenciamento eficiente de informação e recursos, permitindo à empresa tirar o máximo proveito dessa atividade. As informações podem ter origem dentro (sistema ERP) ou fora da empresa (clientes, fornecedores, etc.). O sistema utiliza essas informações para executar as funções básicas do processo de armazenagem: receber, estocar, separar (ARBACHE, SANTOS, MONTENEGRO e SALLES, 2004 apud SILVA, 2013).
O WMS ou Sistema de Gerenciamento de Armazéns é um sistema de gestão que armazena vários tipos de atividades operacionais e administrativas dentro do processo de armazenagem como inspeção, recebimento, estocagem, separação, expedição, inventário, entre outras. (SILVA, 2013).
Figura01 - Funcionamento do sistema de gerenciamento de armazéns
Fonte: WMS
A Figura acima apresenta o funcionamento do sistema de gerenciamento de armazéns com o seu papel ampliado, em consideração ao sistema de armazém tradicional, cuja atuação era restrita a receber cargas, guardar estoque e separar pedidos. A interface existente entre o ERP e TMS favorece a circulação das informações em tempo real, contribuindo para a melhoria do processo de distribuição (BOWERSOX, CLOSS e COOPER, 2007, p.253 apud SILVA).
As empresas que tem um alto valor que necessitam de um controle mais rígido incluem no público alvo desse sistema. (SILVA 2013).
O armazém possui três fases:
A fase de preparação - que formaliza os projetos e a formação da equipe responsável;
O de definição que cria novos processos, dando suporte a softwares;
E a de implantação