WMS reverso
Com a globalização do mercado, as empresas viram suas responsabilidades aumentarem perante os clientes, gerando uma mudança muito grande no processo produtivo até o de atendimento do consumidor.
Com o desenvolvimento da logística empresarial, que tem como missão básica dispor mercadoria no lugar certo e no tempo certo com condições desejadas, é um fator essencial para a competitividade das empresas.
Um dos principais contrapostos a isso e os produtos que por muitos motivos acabam retornando para os armazéns e com o surgimento das legislações que proíbem o descarte indiscriminado de resíduos no meio ambiente, fazendo assim surgir a logística reversa para o gerenciamento desses materiais.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos ou logística reversa e um processo que não termina com a simples entrega do produto para o cliente mais também se preocupa om o fluxo contrário, e um dos seus aspectos mais significativos e a de uma necessidade de um máximo controle de quando existe uma possível responsabilidade por danos à saúde humana, por exemplo quando algo está vencido ou contaminado.
A logística reversa pode ser dividida em duas áreas a de pós-venda e de pós-consumo, a primeira está ligada ao controle de bens com pouco uso ou sem uso, a outra trata de bens que estão no final de sua vida útil.
Supply Chain Management ou Gerenciamento de cadeia de Suprimentos são muito importantes pois permitem que as empresas reúnam e analisem as informações que são necessárias para a tomada de decisão que permitem a análise e solução de problemas de curto e longo prazo, tomada de decisões estratégicas e operações.