Windows Server 2012
Windows server 2012,visa como umas de suas principais características mais mobilidade ,por isso seus desenvolvedores buscaram algumas inovações em relação a suas versões anteriores, incluindo funções novas e melhora de recursos que já havia em seu antecessor Windows Server 2008 R2.
Opção de instalação :Diferente da versão anterior, pode-se escolher entre a instalação Server Core opção que consiste apenas em uma interface de linha de comando ,ou, uma instalação de servidor com GUI que é uma instalação completa com uma GUI, mas isso sem precisar fazer uma reinstalação completa. Entre elas server core é a configuração recomendada pelo desenvolvedor.
. Server Manager :Um gerenciador de servidor que facilita para os profissionais de T.I. a gerenciar servidores locais e remotos, tendo por base o Windows de suas áreas de trabalho, sem a necessidade do acesso físico aos servidores, nem de sair habilitando conexões RDP com cada servidor. Mesmo que ele esteja disponível nas versões anteriores foi modificado para Windows server 2012,para dar suporte ao gerenciamento de multi servidor remoto e ajudar no aumento de servidores que um administrador pode gerenciar. Então é possível gerir e visualizar toda a informação, e saber qual a situação dos seus servidores através de um só painel, isso é uma grande inovação.
. PowerShell ISE 3.0 : aplicativo host que permite aos usuários escrever, executar e verificar comando de teste e módulos em ambiente gráfico e intuitivo, uma grande inovação. Principais funcionalidades incluem sintaxe de coloração, conclusão de tabulação, intellisense, depuração, o cumprimento Unicode, e ajuda sensível ao contexto, e fornecer experiência de scripting.
Virtualização :Maior eficiência de T.I. e mais flexibilidade com a criação de aplicativos mais rápidos. Sua construção em Hyper-V soluciona problemas de virtualização com recursos de nuvem e ajuda a diminuir custos, com maior tempo de trabalho em menos servidores.