Windows Phone
Após muito investimento da Microsoft, finalmente o desenvolvimento para Windows Phone está enchendo os olhos de muitos desenvolvedores. Foi lançado em 21 de outubro de 2010 para concorrer diretamente com os sistemas operacionais móveis que dominam o mundo, Android e IOS.
O Windows Phone, ao contrário do que muitos pensam, não é uma continuação do Windows Mobile. Entrando em completa ruptura com as antigas versões, a Microsoft tem agora o foco diretamente no mercado consumidor, apresentando uma nova interface gráfica.
Aparelho com Windows Phone 8
Figura 1: Aparelho com Windows Phone 8
Tela inicial – Live Tiles
O principal foco da Microsoft no Windows Phone é a personalização do aparelho, o tornando bem pessoal e cada um com sua identidade visual. Por isso, temos os Live Tiles que garantem que o usuário esteja sempre atualizado e conectado com as coisas que mais lhe importam, desde os textos publicados em redes sociais pelos seus melhores amigos ao horário da sua próxima reunião.
Os Live Tiles são blocos dinâmicos que atualizam informações constantemente sobre o que está acontecendo no “seu mundo”.
Recursos
Os recursos e experiências de usuários variam de acordo com o idioma, localidade, operadora, fabricante de hardware, modelo do aparelho e a versão do sistema. Alguns dos recursos do Windows Phone: Exibição e teclado na tela (em diversas línguas), sugestões de textos inteligentes, músicas, vídeos e podcasts, pesquisa direta no Bing, pesquisa local, pesquisa visual e por voz, mapas, controle por voz, conexão com rede e serviços Xbox Live.
Iniciando com Windows Phone
Para iniciar o desenvolvimento para Windows Phone é necessário ter alguma base de conhecimento em C# ou VB, que são as duas possíveis linguagens de desenvolvimento. As ferramentas de desenvolvimento são o Visual Studio 2010 ou 2012, e o SDK do Windows Phone. O SDK integra ao Visual Studio os templates de Windows Phone, as ferramentas no ToolBox e o Emulador usado para