WILLIE HUMPHREYS GAMMON

570 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO IZABELA HENDRIX
CURSO DE TEOLOGIA

ALUNO: LEONARDO BORGES DE OLIVEIRA ASSIS
PROFESSOR: ADILSON SCHULTZ
DISCIPLINA: HISTÓRIA E TEOLOGIA DA UNIDADE CRISTÃ

PESQUISA SOBRE WILLIE HUMPHREYS GAMMON

Belo Horizonte
2013
WILLIE HUMPHREYS GAMMON
Nomeada afavelmente pelos conhecidos por “Billy”, Willie H. Gammon era filha de Samuel Rhea Gammon e Clara G. Moore Gammon. Nasceu em 1º de Julho de 1916.
Presbiteriana “protestante”, multi-graduada, professora e moradora da cidade de Lavras – MG, Billy era amada e conhecida publicamente. Foi uma mulher de destaque em questões sociais, eclesiásticas e ecumênicas de seu tempo. Distinguiu-se intelectualmente com graduação em artes, sociologia, educação e teologia, estudando em NY, São Paulo e Brasília. Lecionou inglês, música e sapateado no Instituto Gammon – Lavras/MG. Promotora eficaz e incansável da unidade cristã dentro de seu contexto foi uma militante da teologia pública em busca de melhorias sociais.
O fato trágico na trajetória de Billy foi a trama de acontecimentos ocorridos logo após iniciar aulas de dança no Instituto Gammon. Vale a lembrança de que “dançar” na igreja brasileira naquela época era pecado. Após ser considerada uma “herege” e comunista, não foi queimada na fogueira, mas foi expulsa e exonerada pelos líderes e delegados da IPB (Igreja Presbiteriana Brasileira). Foi, então, para Brasília lecionar na Escola Dominical na Igreja Presbiteriana da Alvorada – pr. John Miller – e trabalhar com a juventude dali. Todavia o conselho dos presbíteros da igreja não a deixou prosseguir as aulas. Por fim, ainda estava escuro quando foi encontrada à beira da estrada mortalmente ferida sob a alegação civil de “atropelamento”. Tal informação, entretanto, até hoje não é legitimada por amigos e familiares.
Os líderes religiosos de seu contexto prático não conseguiram aceitar a mente revolucionária dessa serva de Deus e do povo e, doravante seu falecimento,

Relacionados