Willian
Suas ideias basearam em concepções biológicas, passando depois para uma filosofiaespiritualista.
Para Ferrière o ideal da escola ativa era a atividade espontânea, pessoal e produtiva.Ele criticava a escola tradicional,que tirava a alegria de viver pela inquietude, o movimentoespontâneo pela imobilidade, as risadas pelo silêncio.
John Dewey foi o primeiro educador a formular o novo ideal pedagógico,que afirmava que o ensino deveria dar-se pela ação e não pela instrução.Para ele,a educação continua reconstrói a experiência concreta, ativa, produtiva, de cada um.
Dewey dizia que o ato de pensar se dividia em cinco estágios.
Vimos que a educação era mais um processo deviver,pois tratava-se de aumentar o rendimento da criança, seguidos dos interesses próprios da sociedade burguesa, visando que a escola preparasse os jovens para o trabalho.Nesse sentido, a Escola Novaacompanhou o desenvolvimento e o progresso capitalista.
Foram poucos os pedagogos que desafiaram o pensamento burguês para evidenciar a exploração do trabalho e a dominação política.
Os métodos deensino foram o maior avanço da Escola Nova, surgindo quando o aluno se tornou o centro da sua própria experiência.
Um dos discípulos de John Dewey,Willian