Willian Lê Baron Jenny
Após um triste incêndio em 1871 que tomou Chicago, surgiu um novo estilo arquitetônico para reconstruir a cidade denominado “Escola de Chicago”, em que um conjunto de arquitetos e engenheiros propunham soluções para levantar uma nova Metrópole mediante a construção de edifícios de grande altura. Assim, sua maior fama veio de seus grandes edifícios comerciais: o Home Insurance Building, seu primeiro projeto, foi o primeiro arranha-céu do mundo.
Foi construído entre 1884 e 1885. Media 55 metros e possuía dez andares. Era a primeira vez que um edifício de grande altura tinha suas lajes internas e paredes externas suportadas por uma forte estrutura metálica. Diferente da construção tradicional para a época, na qual as paredes externas eram autoportantes e, devido a isso, muito espessas. O arranha-céu foi formado por um esqueleto composto principalmente por colunas de aço, as quais permitiam grandes alturas e recebiam as cargas dos pisos. Desta forma a parede exterior se caracterizava como um elemento não estrutural, mas sim de vedação.
Em sentido de inovações, o edifício fez o uso de uma série de novas tecnologias e materiais disponíveis. Entre eles: elevadores, estrutura a prova de fogo (o que tornou a estrutura segura) e a eletricidade que atendeu às necessidades dos escritórios que ali se instalariam.
Assim o final do século XIX ficou marcado por todo o