William Morris
Nascido em Walthamstow em 24 de Marco de 1894, William Morris foi um dos principais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios. Viveu na Ingleterra na Era Vitoriana, em meados do século XIX. Nesse período foi marcado pela prosperidade e paz (Pax Britannica), para os britânicos, com os lucros adquiridos com a expansão do Império Britânico e a revolução Industrial.
Ele era pintor de papeis de parede, tecidos padronizados e livros, além de escritor de poesias, ficção e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.
Morris e outros artistas tornaram famoso o movimento Irmandade Pré-Rafaelita. Eles evitavam a manufatura barata de artes decorativas e da arquitetura e favoreciam um retorto ao artesanato, elevando artesãos a condição de artistas.
William Morris estudou na faculdade de Exeter, em Oxford, onde interessou-se pela arquitetura, belas artes e pela arte indústrial. E foi em Oxford que conheceu as obras de John Ruskin, um crítico de arte que, foi conselheiro e defensor da Irmandade Pré-Rafaelitas. Ele segue fielmente as teorias de Ruskin e o que é simgular nele, é que ele avança sobre a teoria e chega até a pratica.
Morris casa-se em 1859, e decide construir uma casa e convida Philip Webb para projeta-la, então constroi-se a célebre Red House, em Bexley Heath, que tz-Top of Form; eve a inteção Comment; de ser uma mostra das capacidades da empresa de Weeb. É uma arquitetura de expressão pelos materiais aplicados pois eram materiais não tratados. A casa foi construída em tijolo e telhas vermelhas, expressando a rebeldia contra a fórmula dominante e a tirania das paredes de estuque e os telhados de ardósia. A planta era organizada em 2 grupos, o primeiro era destinado as atividades sociais enquanto que o segundo andar ao privado. Segundo Argan, a Red House; “Responde às exigências concretas da vida: um novo modelo de “ambiente” para a família, núcleo originário da sociedade.”
Em 1861, ele fundou a firma Morris, Marshall,