William Morris - Arts & Crafts
História e Teoria do Design|David Bota . 2ºA3|Design
Ana Oliveira|2012407 . João Carretas|2012410 . Inês Fernandes|20110131
Impacto e consequências da 1ª revolução industrial
A 1ª Revolução Industrial caracteriza-se por diversas transformações a nível social, cultural, político e económico.
A partir do séc.XVII as cidades começaram a mover-se ao ritmo frenético dos avanços tecnológicos. Inglaterra transformara-se na “oficina do mundo”, o veiculo de prosperidade para uma nova burguesia1 que passa de burguesia comercial a industrial, criando-se uma nova moralidade. O vapor e o carvão permitiram a movimentação das locomotivas e paquetes. A fundição do ferro possibilitou inúmeras construções e aplicações como pontes, estações e caminhos de ferro. As comunicações facilitaram-se com a chegada do telegrama e do jornal. E os pavilhões de exposições construídos, serviram para mostrar o que de melhor (ou pior) se produzia na grande “oficina do mundo”.
Entre muitas fábricas, destacava-se o sector têxtil que em muito contribuía para o aumento da poluição das cidades, nomeadamente do Rio Tamisa, pelo escoamento dos produtos químicos utilizados no tingimento dos tecidos, poluindo a principal fonte de água potável de toda a população.
Além da poluição, o crescente aumento populacional, devido ao êxodo rural, sobrelotou as cidades e desertificou os campos.
A cidade oferecia condições deploráveis aos habitantes, aumentando dest a forma a propagação de doenças e consequentemente um amento na taxa de mortalidade. 2
No entanto, não só as condições habitacionais eram miseráveis como as condições laborais também o eram. As fábricas não ofereciam as condições mínimas de segurança e higiene 3 , eram espaços confusos, ruidosos, perigosos, cheios de fumo e de janelas fechadas, onde os trabalhadores eram explorados e sujeitados a horas extraordinárias de trabalho rotineiro e a baixos salários.
Na tentativa de aumentar a