Wikinomics -
2. Panorama Panorama
3. Choque de Gerações (antes) Empresas extremamente hierarquizadas. Todos subordinados a alguém. Funcionários x Gerentes, Vendedores x Consumidores, Produtores x Fornecedores. Tecnologia básica – pouca interatividade.
4. Choque de Gerações (agora) Mudança na essência e natureza da tecnologia, economia, e demografia mundial. Surgimento de novos modelos de produção. Organização de comunidades. Colaboração em massa. Auto-organização.
5. Para onde vamos?
6. Panorama Princípios da Wikinomics
7. Ser aberto Disponibilizar informações – antes sigilosas – aos stakeholders do negócio. Redução de custos. Agilidade às atividades da empresa. Aumento da lealdade à determinada empresa.
8. Peering Novo modelo de inovação e criação de valor. Ocorre por meio da colaboração e participação via redes. Maneira de produzir bens e serviços por meio de comunidades auto-organizadas e igualitárias de indivíduos, os quais se unem voluntariamente para produzir um único resultado. Obtém sucesso porque alavanca a auto-organização. “ (...) está surgindo uma nova forma de organização horizontal, que rivaliza com a empresa hierárquica no que diz respeito à sua capacidade de criar produtos e serviços baseados em informações e, em alguns casos, bens físicos”.
9. Compartilhamento Atitude contrária à de proteger e controlar recursos, inovações e propriedades intelectuais. Ativa e potencializa a busca por novos aliados na inovação. Idéia central: Compartilhar propriedades básicas para incentivar pesquisas em conjunto. Não é restrito à propriedade intelectual. Estende-se a outros recursos, tais como capacidade computacional, largura de banda, conteúdo e conhecimento científico.
10. Agir Globalmente Monitoramento internacional das mudanças no negócio. Utilização de recursos globais, sejam eles humanos ou técnicos. Pensar e agir globalmente – queda das