whis
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Nilton de Ramos Pinheiro Júnior
Graduando em Administração de Empresas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
UFRGS
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo observar a evolução e o gradual aumento de importância que o Departamento De Pessoal recebeu com o passar do tempo. Partindo do início do século XIX, onde o cargo era geralmente exercido pelos “chefes de pessoal”, até os dias de hoje, onde o profissional precisa ser polivalente e qualificado. O desenvolvimento social e econômico ajudou a moldar essa importante área, que tem como missão a manutenção do recurso mais importante da organização. O chamado “RH do Futuro” propõe um gestor inovador, com conhecimentos de marketing, capaz de reter talentos e de desenvolver o capital humano da empresa. Muito diferente da visão taylorista, na qual, além do recrutamento, o único problema para o departamento de pessoas era a fadiga física gerada pela padronização das tarefas. As crescentes demandas e pressões externas ajudaram a direcionar o enfoque do setor rumo a um RH estratégico, que contempla funções jamais imaginadas nos primórdios da administração.
Palavras-chave: Recursos Humanos; Gestão; Administração; Evolução Histórica;
1. INTRODUÇÃO
A administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da
Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal (Gil, 1994, p.13).
Esta visão já reflete um pensamento moderno, no qual, as pessoas são consideradas partes essenciais da organização. Longe da inicial proposta de Frederick Taylor, em que a mecanização do elemento humano levava a diminuição da sua importância dentro do processo produtivo (Hoxie,1966, p. 17).
A principal proposta a ser