whey protein
Nos dias atuais, em que o culto ao corpo e à saúde estão em evidência, destaca-se o uso de suplementos nutricionais como forma de aperfeiçoar o alcance de metas individuais.
Dentre esses suplementos, o mais consumido e mais conhecido é o Whey Protein (Proteína do soro do leite). DEFINIÇÃO DE WHEY PROTEIN E SUA ORIGEM:
Whey Protein é a proteína do soro do leite não desnaturada, ou seja, é a porção aquosa do leite, comum de vermos em processos de fabricação de queijos. Essa proteína possui baixo peso molecular e alto valor biológico, ou seja, é muito aproveitada pelo nosso organismo.
Como toda proteína é formada por aminoácidos, o Whey Protein não é diferente. Em sua composição estão presentes todos os aminoácidos necessários para a síntese protéica (formação de massa muscular).
Ao contrário do que muitos pensam, o consumo do Whey Protein é muito antigo, originado na Grécia com Hipócrates. Depois dessa descoberta, no período da Renascença Italiana surgiram ditados populares, como por exemplo: “Chi vuol viver sano e lesto, breve scotta e cena presto” (Quem quiser viver sadio e saudável, beba whey e jante cedo). Porém, apenas em 1993, o uso desse alimento foi direcionado ao meio esportivo através da confecção do primeiro Whey Protein instantâneo com sabores.
BENEFÍCIOS DE WHEY PROTEIN:
O Whey Protein pode ser considerado um alimento funcional, ou seja, aquele que promove inúmeros benefícios à saúde e boa-forma física. Dentre as funções desse suplemento, destacam-se:
• Devido seus componentes biológicos (lactoferrina, beta-lactoglobulina, lactoalbumina, glicomacropeptídeos (GMP) e imunoglobulinas), podemos relacioná-lo com a melhora da imunidade.
Sabemos que é muito comum pessoas que fazem exercícios moderados a intensos apresentarem diminuição do funcionamento do sistema imunológico, aumentando riscos de infecções e inflamações.
Sendo assim, o uso apropriado do Whey Protein pode ajudar a evitar tais situações.
• Quando consumido