wewe
Questão 1
Uma máquina virtual é representada pelo sistema hospedeiro, que são os recursos de hardware que irão receber as máquinas lógicas e o sistema virtual, que é o sistema convidado , executado sobre o sistema host, onde cada um tem a ilusão de ter uma máquina física. Existem diferentes tipos de virtualizações para diferentes tarefas, cada um se adequa melhor para uma função específica, por exemplo quando se precisa virtualizar ou simular roteadores, switchs, bridges, hubs e demais equipamentos de rede pode ser utilizados softwares como: Dynamips/Dynagen,Packet Tracker.
Para virtualização de máquinas, servidores voltados para testes em sistemas desktop podemos utilizar os softwares: Virtual Box,Qemu, Microsoft Virtual PC,BootCamp,Parallels.
Para virtualização de servidores em ambiente de produção: Xen,VMWare,KVM.
São diversas as utilidades e finalidades das máquinas virtuais e são amplamente utilizadas nas empresas atuais e como muitos recursos, tem suas vantagens e desvantagens, vamos a algumas delas:
Vantagens: Gerenciamento centralizado, Instalações simplificadas,Facilidade para a execução de backups, Suporte e manutenção simplificados, Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do data center da empresa,Independência de Hardware,Disponibilização de novos servidores fica reduzida para alguns minutos, Migração de servidores para novo hardware de forma transparente,Maior disponibilidade e mais fácil recuperação em caso de desastres, Compatibilidade total com as aplicações. Segurança: Usando máquinas virtuais, pode-se definido qual é o melhor ambiente para executar cada serviço, com diferentes requerimentos de segurança, ferramentas diferentes e o sistema operacional mais adequado para cada serviço. Além disso, cada máquina virtual é isolada das demais. Usando uma máquina virtual para cada serviço, a vulnerabilidade de um serviço não prejudica os demais.