WELFARE STATE
Academica: TAILINE DE SOUZA R.A:01052394
Welfare State- Estado de bem Estar Social:
Consequência de vários acontecimentos históricos tais como: A primeira revolução industrial e as duas grandes guerras. O termo de origem inglesa Welfare state, ou Estado de Bem Estar Social, coloca o Estado como protetor e defensor da sociedade, na condição de agente regulamentador , os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
As origens do Estado do Bem-estar estão vinculadas à crescente tensão e conflitos sociais gerados pela economia capitalista de caráter "liberal", que propugnava a não-intervenção do Estado nas atividades produtivas. As crises econômicas mundiais presenciadas nas primeiras décadas do século 20 (da qual a crise de 1929 é o caso mais conhecido) provaram que a economia capitalista livre de qualquer controle ou regulamentação estatal gerava profundas desigualdades sociais. Essas desigualdades provocavam tensões e conflitos, capazes de ameaçar a estabilidade política.
Os direitos sociais surgem, por sua vez, para assegurar que as desigualdades de classe social não comprometam o exercício pleno dos direitos civis e políticos. Assim, o reformismo do Estado do Bem-estar tornou possível compatibilizar capitalismo e democracia. No âmbito do Estado do Bem-estar, o conflito de classes não desapareceu, mas se institucionalizou. A extensão dos direitos políticos e o sufrágio universal possibilitaram canalizar os conflitos de classe para as instituições políticas, transformando demandas sociais em direitos.
Apesar dessa nova organização capitalista estar voltado a interesses que favorecem na grande parte a classe dominante, isso não quer dizer que não houve benefícios a classe dominada, somente com a institucionalização do Welfare State que