WebQuet Como Lidar Com o Fracasso Escolar
382 palavras
2 páginas
Como Lidar Com o FracassoEscolar
Profª. Vanessa Edisandra
Introdução
No processo de ensino, as crianças necessitam de planejamento diferente de adolescentes que por sua vez, precisam de atenção especial, se comparados a adultos. A situação se torna mais complexa na medida que observamos a extensão das diferenças individuais e seus impactos no processo de aprendizagem: uma criança possui necessidades educacionais diferentes de outras, da mesma idade.
Tarefa
As questões em torno das dificuldades de aprendizagem, também são denominadas de insucesso escolar ou fracasso escolar. Descreva algumas causas desse fracasso.
Quais estratégias devem ser utilizadas para lidar com essa realidade.
Fontes de Informações
Assista o vídeo sobre o Fracasso Escolar:
http://tinyurl.com/l92crkv
A professora Silvia Colello, da Universidade de São Paulo, apresenta ideias sobre o tema “sucesso/fracasso escolar” na seguinte vídeo-aula: http://tinyurl.com/ouybq59
Outras sugestões para pesquisa:
http://tinyurl.com/mbab3qn
http://tinyurl.com/luy24uz
Processo
Pesquisar individualmente sobre as questões propostas e elaborar um texto dissertativo de duas laudas.
Apresentar em sala de aula, por meio de 5 slides, uma síntese dos vídeos sugeridos, destacando os pontos principais abordados nos mesmos.
Interagir com a turma após cada apresentação dos demais alunos.
Avaliação
Entrega do texto dissertativo equivale a 40% da nota.
Apresentação dos slides em sala de aula, equivale a 40% da nota. Interação com a turma, equivale a 20% da nota.
Conclusão
A aprendizagem tem haver com a autonomia do aluno, cabe aos professores fugir de “meras” explicações, e começar a instigar o interesse dos alunos para fazê-los entender qual é a necessidade de aprender.
Ensinar qualquer coisa para qualquer pessoa, é extremamente complicado e requer a máxima atenção, cuidado e dedicação, seja de quem ensina, de quem aprende e de quem planeja o material a ser aprendido.
Dessa forma, o